sexta-feira, 15 de março de 2013

DIA DA ESCOLA

















“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias”. (Augusto Cury)




Os alunos devem ser preparados para explorarem o desconhecido, não devem ter medo de falhar, mas devem ter medo de não tentar. A educação não precisa de reforma, mas de uma revolução. A educação do futuro precisa formar pensadores, empreendedores, sonhadores não apenas do mundo em que estamos, mas do mundo que somos.
Então levante, lute e vença,seja o autor da sua própria história, mostre que você é capaz de ser o que quiser.

“Enxergue o mundo com os olhos de uma Águia. Veja por vários ângulos a Educação. Entenda que somos criadores e vítimas do sistema social que valoriza o TER e não o SER, a ESTÉTICA e não o CONTEÚDO, o CONSUMO e não as IDÉIAS” (Cury)

O Programa Escola Aberta foi criado pelo Governo Federal a partir da Resolução CD/FNDE/NO 052, de 25 de outubro de 2004, para contribuir com a melhoria da qualidade da educação e para fortalecer os laços entre a escola e a comunidade. As ações do Programa são dirigidas à ampliação do acesso às atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e de geração de renda. Dessa forma, o Programa tem como um dos objetivos contribuir para a redução da violência escolar, especialmente dos jovens, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Ao abrir os portões da escola para a comunidade nos finais de semana, o Programa Escola Aberta procura romper o muro do isolamento institucional. Busca identificar talentos presentes na comunidade, demandas locais, expressões juvenis, desenvolvendo a troca de saberes e um sentimento de pertencimento e protagonismo.

“...Quem gosta de viver não tem preguiça de reinventar, nem medo

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macro campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

 O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.













5 comentários:

Jussara Silva disse...

Amei sua postagem Magali! Ficou perfeita. Ótimos textos. Bom final de semana. Bjs.

Jussara

Ana Cristina Thomé disse...

Minha flor um lindo final de semana para você Bjs

Toninha Borges disse...

Oi amiga!

Venho aqui te deixar uma palavrinha de ânimo para esse fim de semana:
De repente, a vida te vira do avesso, e, assim você descobre que o avesso é o seu lado certo.
Tem coisas na vida que às vezes a gente não perde, a gente se livra.
Boa noite.

Toninha Borges disse...

Parabéns pela postagem.

verinha artesanato disse...

PASSANDO PARA DESEJAR UM FELIZ DIA DO ARTESÃO
OU SEJA O NOSSO DIA....RSRSRS
PARABÉNS PARA NÓS!!!!

BJINHO

Postar um comentário