terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Queridas Tias de EBD e Culto Infantil, Aqui estar mais uma História edificante para a vida dos pequeninos.

Sementinha Kids

SERIE: Heróis da fé

NOÉ

Principio da lição: Quem tem  obedece a Palavra de Deus.

Base bíblica: Hebreus 11: 7 – Gênesis 6:5-7

Texto chavePortanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta. Tiago 2:17


OBJETIVOS EDUCATIVOS: Ao final da lição as crianças poderão:

  • Entender que a fé fica evidente na obediência dos filhos de Deus.

  • Decidir levar um estilo de vida que crê e obedece a palavra de Deus.

QUEBRA-GELO:

Material: cartões com nomes de bichos, uma para cada criança.

Antes da brincadeira distribua os cartões. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.







O Líder ou a Tia é o Noé e fica num lado da sala. Todas as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para Noé. As crianças então perguntam: “Seu Noé posso ir? Quantos passos?”

O Noé responde, por exemplo: “5 passos de coelho”. Assim, as crianças com cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.

E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal

bicho.

Combinamos que se o Noé dissesse “5 passos de bicharada” todas as crianças andariam, cada qual

imitando o seu próprio bicho.

A sugestão é que atrás do Noé, as cadeiras estejam organizadas e que elas representem a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para sentarem na arca.

 HORA DA PALAVRA

 No inicio, depois de Caim e Abel, os homens começaram a se multiplicar sobre a face da

terra, mas maldade também se multiplicava, e a Bíblia diz, em Gênesis 6:5-7, que o Senhor arrependeu-se de haver feito o homem sobre a terra, pesando-lhe o coração, de tal maneira que decidiu destruir toda a Sua criação.

Mas havia um homem especial que atraiu os olhos de Deus e achou graça diante Dele: Noé.  “Achar graça significa que o Senhor olhava Noé com bons olhos, Deus gostou da conduta de Noé  e desejou fazer o bem para ele.   Mas, por que Noé chamou a atenção de Deus? Noé era diferente dos demais homens do seu tempo. E como eram os homens do seu tempo? A Bíblia diz, em Gênesis 6:5: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”. Então, vamos entender que eles eram maus, imorais, violentos, não amavam a Deus e não havia respeito entre eles.

Noé, no entanto, era um homem justo e reto, que andava no temor do Senhor. Noé se mantinha separado do pecado, tinha uma família bem definida, era um homem completamente diferente.

Deus deu, então, uma ordem a Noé: Que construísse uma arca, nela subiria a sua família e casais de animais. O Senhor lhe deu todas as instruções: tamanho, material que deveria usar, etc.  Porque enviaria um dilúvio sobre a terra trazendo destruição a tudo o criado.

Você pode achar que o pedido de Deus era algo normal, mas acontece que eles moravam em uma região seca, não tinha rio, nem mar. Além disso nunca havia chovido sobre a terra. O solo era regado por um vapor que subia da terra. Nunca ninguém tinha visto chuva.

Noé poderia ter duvidado ou se negado a fazer aquilo tão “estranho” que Deus tinha ordenado. Além disso o trabalho demandaria uns 100 anos de trabalho!

Mas a Bíblia disse em Hebreus 11:7  Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos. Assim Noé condenou o mundo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé.

Noé obedeceu a Deus ainda que não entendesse os seus planos. Ainda que nunca tivesse vistocair chuva dos céus nem morasse perto de rios ou mares. Ainda que todos debochassem e tentassem frustrar os seus planos. Ele obedeceu à palavra de Deus. Ele pus a sua fé em ação obedecendo.

Durante cem anos, Noé e seus filhos construíram a arca. Você pode imaginar tudo o que eles ouviram nesse tempo?

“Tá ficando doido?”

“Vai fazer o que com esse barco enorme, se não tem rio pra navegar?”

Talvez, se fosse hoje, as pessoas diriam:

“Xii! Pirou!”

“Coitado!”

“Tá maluco!”

Agora pense: 100 anos ouvindo, todos os dias, as mesmas gracinhas, piadas, xingamentos. Mas Noé não desistiu. Ele não perdeu o animo nem a fé em Deus. Continuo E enquanto construía, procurava falar do amor de Deus àquelas pessoas.

Quando a arca ficou pronta, ele entrou, com toda sua família e os animais. Noé tinha feito tudo o que Deus lhe havia mandado: “Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” (Gênesis 6:22)

Uma semana depois, a chuva começou a cair, e inundou toda a terra. Por 40 dias, a água desceu do céu com violência, inundando tudo, e tudo que tinha vida, morreu. Depois que a chuva parou, as águas demoraram a baixar. Quando a arca repousou sobre o Monte Ararat, Noé esperou alguns dias e soltou, primeiro, um corvo. Ele saiu e voltou, pouco tempo depois. Noé esperou mais alguns dias e soltou uma pomba, que voltou. Mais alguns dias, Noé soltou outra pomba, que voltou com uma folha de oliveira no bico, sinal que a terra havia secado. Depois, ele a soltou de novo, e ela não voltou. Ele esperou, então, a ordem de Deus para sair da arca, e, ao sair, sua primeira atitude foi levantar um altar ao Senhor e adorá-lO.

Obedecer parece muito difícil, e nem falar quando não entendemos aquilo que nos pedem para  fazer. Sempre queremos entender ou saber os motivos dos pedidos. Mas Noé creu no Senhor e obedeceu sem perguntas nem reclamações.

Muitas vezes dizemos que temos fé, mas não obedecemos o que o Senhor manda, se crermos no Senhor devemos obedecer. O sinal de uma pessoa que tem fé é a sua obediência.

Devemos ter um coração como o de Noé que apesar de ter muita oposição, deboches, apesar de não entender o pedido do Senhor, ele obedeceu e foi perseverante em fazer aquilo que o Senhor lhe pediu.

  • Você é obediente a palavra de Deus? É obediente aos seus pais?

  • Tem alguma ordem que tem dificuldade de obedecer?

  • O que você deve fazer para ser obediente como Noé?

MOMENTO DE ORAÇÃO: Líder, guie as crianças em oração pedindo perdão ao Senhor pela desobediência. Guie-os a pedir ao Senhor uma coração cheio de fé e obediência parecido com o de Noé.

ATIVIDADE: Jogo da memória “Noé e os animais”

juego de la memoria Noe 1juego de la memoria Noe 2

Pregar as copias numa cartolina. Colorir as peças do jogo da memória, recortar e brincar.








Pra Gabriela Pache de Fiúza