“Educar é ser um
artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias”.
(Augusto Cury)
Os alunos devem ser
preparados para explorarem o desconhecido, não devem ter medo de falhar, mas
devem ter medo de não tentar. A educação não precisa de reforma, mas de uma
revolução. A educação do futuro precisa formar pensadores, empreendedores,
sonhadores não apenas do mundo em que estamos, mas do mundo que somos.
Então levante, lute
e vença,seja o autor da sua própria história, mostre que você é capaz de ser o
que quiser.
“Enxergue o
mundo com os olhos de uma Águia. Veja por vários ângulos a Educação. Entenda
que somos criadores e vítimas do sistema social que valoriza o TER e não o SER,
a ESTÉTICA e não o CONTEÚDO, o CONSUMO e não as IDÉIAS” (Cury)
O Programa Escola Aberta foi criado pelo Governo
Federal a partir da Resolução CD/FNDE/NO 052, de 25 de outubro de 2004, para
contribuir com a melhoria da qualidade da educação e para fortalecer os laços
entre a escola e a comunidade. As ações do Programa são dirigidas à ampliação
do acesso às atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e de
geração de renda. Dessa forma, o Programa tem como um dos objetivos contribuir
para a redução da violência escolar, especialmente dos jovens, sobretudo
aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Ao abrir os portões da escola para a comunidade nos finais de semana, o Programa Escola Aberta procura romper o muro do isolamento institucional. Busca identificar talentos presentes na comunidade, demandas locais, expressões juvenis, desenvolvendo a troca de saberes e um sentimento de pertencimento e protagonismo.
Ao abrir os portões da escola para a comunidade nos finais de semana, o Programa Escola Aberta procura romper o muro do isolamento institucional. Busca identificar talentos presentes na comunidade, demandas locais, expressões juvenis, desenvolvendo a troca de saberes e um sentimento de pertencimento e protagonismo.
O Programa Mais Educação,
criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa
nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macro
campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos
humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde,
educomunicação, educação científica e educação econômica.
O programa visa fomentar
atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos
desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando
os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do
“Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na
vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do
município no qual a escola está localizada.