sexta-feira, 5 de abril de 2013

A OUSADIA QUE DEUS DÁ.


A VIDA DE JOSUÉ

LIÇÃO 1: A OUSADIA QUE DEUS DÁ.

Principio: Deus nos dá ousadia para assumir responsabilidades.

Objetivos:

  • Que a criança compreenda o difícil que foi para Josué assumir as responsabilidades de Moisés como líder de do povo de Israel.

  • Que a criança sinta segurança em situações nas que tem que assumir responsabilidades.

  • Que a criança tome consciência da ajuda de Deus na sua vida a toda hora, ainda nos momentos mais difíceis.

Texto para decorar: Josué 1:9 “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

1- Quebra-gelo.

Pedir para que as crianças se dividam em duplas. Dizer: Vamos tomar três minutos para representar algumas responsabilidades que temos que fazer durante a semana. Por exemplo, arrumar a cama, lavar louça, varrer o quintal, fazer mandados, dar banho no cachorro, limpar a calçada, etc. Cada dupla terá dois minutinhos para representar a responsabilidade que eles tem (só uma) Depois de assistir todos os grupos perguntar qual dessas tarefas parece mais difícil de fazer. Por quê? Perguntar também como essa atividade poderia ficar mais fácil de fazer? (Guiar as crianças a responder que se tivessem ajuda seria mais fácil).

Dizer: “Tudo fica mais complicado se o fizermos sozinhos. Hoje veremos na Bíblia a experiência de um homem que enfrentava uma grande responsabilidade e estava sozinho para trabalhar. Vejamos quem ajudou ele nessa difícil tarefa”.

 2 – Contando a Historia Bíblica

 Figura 1.

Josué estava muito desanimado. Ele estava muito triste pela morte de Moisés (um homem que tinha sido mais que um pai para ele), e também tinha medo. Tinha medo porque não sabia o que tinha que fazer agora. Por muitos anos tinha servido a Moisés em tudo, e agora sentia um vazio no seu coração. Josué olhava para o acampamento do povo de Israel e pensava: “São tantos! Milhares e milhares!” Josué lembrava-se de todas as vezes que Moisés tinha tomado decisões difíceis para guiar ao povo. “Como será que Moisés fez para cuidar todo este povo?”

Ele também lembrava de todas as vezes que o povo tinha se queixado e querido matar Moises porque estavam irados por alguma coisa. Quando lembrava isto, Josué ficava com mais medo ainda.

 Figura 2.

Nessa hora Josué lembrou as palavras de Moisés antes de morrer. Ele ainda lembrava das mãos do ancião colocadas na sua cabeça enquanto pronunciava palavras que o faziam entristecer. Moises o tinha designado como novo líder de Israel.

-Este é o homem –declarou Moisés diante da multidão- que será o líder depois de minha morte. Esta é a vontade de Deus.

Quando Josué pensava em tudo isto ficava muito assustado. Tal vez este seja o momento de fugir.

-É uma responsabilidade muito grande para mim! –pensava Josué- Nunca vou poder cumprir com esta responsabilidade tão grande! Tomara tivesse alguém que me ajudasse!

 Figura 3 .

De repente Josué sentiu que alguém falava com ele. Imediatamente percebeu que era Deus que falava com ele. Ele escutou atentamente:

-Josué, meu servo Moisés morreu, agora é você que deve atravessar o rio Jordão com todo o povo de Israel pra tomar posse das terras que eu tenho prometido dar  para vocês.

-Atravessar o Jordão? Como farei isso com tantas pessoas? Nós não temos embarcações.- Então pensou em todos os inimigos que tinham e moravam em cidades fortificadas. O que aconteceria com o povo quando chegasse do outro lado do rio Jordan? Como poderia enfrentar essas grandes cidades e ainda sem armas? O Senhor estava pedindo algo impossível! Seu coração se encheu de dúvidas e temores. Mas o Senhor continuou falando com ele:

-Eu te darei a terra, e ninguém te poderá derrotar nunca na tua vida, porque eu estarei contigo como estive com Moises.

Dentro do coração de Josué alguma coisa começou a mudar. Começou a sentir segurança e esperança. Tal vez não teria que enfrentar todos os inimigos sozinho como ele tinha pensado. Então voltou a ouvir a voz de Deus que dizia:

- Eu somente te peço duas coisas Josué: Que sejas muito valente e que cumpras Minhas Palavras escritas na lei que Moises te deu. Pensa nessas palavras de dia e de noite para que for bem em tudo quanto você fizer.

Josué voltou a olhar o acampamento com milhares de pessoas e voltou a sentir medo. Ainda que seguisse a lei fielmente como poderia fazer para guiar todas essas pessoas?

- Não temas! –disse Deus para ele- nem te desanimes porque Eu, teu Senhor e Deus estarei contigo onde quer que você for.

Josué fez um grande silencio. Josué ficou mais um pouco sentado sem dizer nada. Pouco a pouco o medo e a preocupação foram desaparecendo.

-Então não depende de mim! –pensou- Se Deus está comigo como andou com Moisés e eu obedeço a sua palavra é Ele que vai dirigir o povo e não eu. Eu somente faço o que ele quer! Uma sensação incrível de segurança invadiu o seu ser.

 Figura 4

Josué se levantou e voltou para o acampamento. Ele já sabia o que tinha que fazer. Também sabia como fazê-lo. Chamou aos chefes do povo e disse com muita autoridade:

- Vão por todo o acampamento e digam a todo mundo que se preparem para viajar. Em três dias vamos atravessar o rio Jordão para tomar posse da terra que o Senhor nos prometeu que nos daria.

Os chefes obedeceram sem questionar nada. Reconheciam que Josué era o novo líder e que deviam obedecer as suas ordens. Josué continuou dando instruções a outras pessoas e organizando todo o povo para poder entrar em Canaã, a terra prometida.

Pouco tempo depois Josué olhou para o povo, todos estavam marchando sem reclamar nenhuma vez! Nesse momento ele escutou que um grupo de lideres de Israel o chamavam. Eles lhe disseram:

- Josué queremos falar com você. Queremos dizer que faremos tudo o que você ordenou. Só queremos pedir para você que seja forte e corajoso. Queremos que a presença de Deus te acompanhe assim como acompanhou a Moises nas suas decisões.

Josué se lembrou do seu desânimo e do grande medo que sentira horas antes e disse:

-Muito obrigado Senhor, porque o Senhor está comigo e porque a Tua Palavra me ajudará a cumprir com esta grande responsabilidade.

 3- Hora de conversar.

Perguntar:

O que fez com que Josué mudasse do medo para a segurança e valentia? (Ele escutou que Deus estaria com ele assim como tinha estado com Moisés)

O que tinha que fazer Josué para que a ajuda e a presença de Deus estivessem com ele? (Tinha que ser corajoso e obedecer a Palavra de Deus)

As vezes temos que fazer coisas que dão medo. Olhemos as seguintes figuras:

 Figura 5

“É terrível sentir que estamos sozinhos quando estamos numa prova e parece que esquecemos tudo o que estudamos” Levante a mão quem já passou por isso. Nessa situação Deus nos disse o mesmo que disse a Josué. “Josué 1:9  Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

 Figura 6

As vezes quando nossos pais tem que sair e nos deixam sozinhos ficamos com medo e preocupados. Pensamos: E se acontece alguma coisa? Para esses momentos lembra Josué 1:9. “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

Figura 7

Quando nossos pais pedem que cuidemos dos nossos irmãozinhos e eles aprontam todas! É muito difícil saber como agir. Para esses momentos também serve o texto lema de Josué 1:9 “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

Figura 8

Quem gosta de ir no médico ou no dentista! NINGUÉM! Nunca sabemos se vai doer ou o que eles farão! Também para esses momentos é o texto de Josué 1:9 “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

  4- Hora de Brincar / Atividades

Dividir o grupo em dois para brincar de mímicas. Cada grupo deverá mandar uma criança que leia a tarefa, que deverá representar para que seu grupo adivinhe em 2 minutos. Se o grupo consegue acertar é ponto para o grupo. E toca a vez do outro grupo. Só pode arriscar uma vez se errar perde a vez.

Lista de tarefas para ser representadas pelos grupos.

Estudar para uma prova.                             

 Cuidar dos irmãos

Ir no dentista.                                                 Banhar o cachorro.

Comprar pão.                                                 

Ir no médico.

Fazer a cama.                                                 Molhar ou regar as plantas.

Arrumar os brinquedos.                                

 Levar a roupa suja no cesto.

Levar o lixo pra fora.                          

 Encher as garrafas de água e coloca-las na geladeira.

Lavar roupa na mão.                               

 Escovar os dentes.

Tomar banho.                                                 Lavar o cabelo.

Arrumar a mesa para almoçar.                       

Lavar a louça.

Secar a louça.                                                 Passar pano no chão.

Fazer as tarefas da escola.                             






 

BOA SEMENTE


                  BOA SEMENTE 

 Para Juvenis

Objetivos: Que o juvenil... 
•Entenda o significado da palavra egoísmo. 
•Tenha revelação do que significa tomar a cruz 
•Mude de comportamento, faça a vontade de Deus e tome atitudes que agradem a Deus.
Pratique uma vida de morte ao Egoísmo e deixe vida de Deus fluir nele.

Quebra gelo: Qual é a receita para uma boa amizade?

UMA BOA SEMENTE DEVE MORRER PARA PRODUZIR VIDA
Textos: João 12:24 e Gálatas 2:20

Um cristão que nasceu e se criou em uma chácara distante, visitou o lar da sua infância 
depois de uma ausência de 35 anos. Ao caminhar pela chácara que se encontrava 
desabitada lembrou que quando era garoto plantou umas nogueiras junto a um córrego 
que passava perto. Ele gostava muito de nozes e queria plantar vários pés. Quando 
desceu até o córrego, descobriu uma fileira de majestosas nogueiras. Então se lembrou 
que tinha escondido umas nozes num porão da casa. Tinha curiosidade para ver o que 
tinha acontecido com elas. Pelo que entrou no escuro e sujo porão com uma lanterna e 
procuro nos cantos até que achou. Que diferença! As que havia escondido estavam 
secas e cheias de pó, enquanto que as que havia plantado, tinham se tornado verdes 
árvores frondosas. De imediato vieram a sua mente as palavras de Jesus: “Em verdade, 
em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se
 morrer, produz muito fruto”. João 12:24 
O Senhor Jesus estava pensando em sua morte quando disse essas palavras, mas elas
 se aplicam a todos os crentes também. Se nos negamos a morrer aos nossos desejos 
egoístas ficamos sós. 
•Pense em um amigo. Qual são as qualidades que ele tem? Diga-as.
Com certeza que você não colocou rancoroso, mesquinho ou egoísta. Ninguém quer ter 
amigos com essas características. Não é verdade? E quem tem essas características fica
 só, não tem amigos. 
•Mas o que você acha que é egoísmo? (deixe eles opinar)

Egoísmo é quando a pessoa é o centro de tudo, quando alguém se ama demais e não se
 importa com os outros. É não gostar de ficar para trás, querer ser sempre o primeiro 
ainda que tenha que pisar nos outros. É não emprestar as coisas, nem querer o bem dos 
outros. É ser orgulhoso e muito vaidoso. É não perdoar quando alguém nos ofende. É 
alguém que não quer perder. Discute, briga, fica com ciúmes. Todas essas são as 
características de pessoas que não tomaram a cruz. 
•Mas o que você acha que é tomar a cruz ou morrer ao ego? (deixe eles opinar)

Morrer ao EU ou ao ego é não fazer a vontade da minha carne e sim a vontade de Deus. 
Como Paulo falou no livro de Gálatas 2:20 “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em 
mim...” Fazer a vontade de Deus não é algo fácil nem rápido, a cada dia devemos ouvir a 
sua voz em nosso interior e obedecer para que nossa carne (nosso egoísmo) morra 
juntamente com Cristo e em nós habite a vida de Deus. Vejamos uns exemplos. 
Beto tinha um caráter forte. Sempre queria fazer sua vontade e ficava muito irritado 
quando jogava bola ou algum outro jogo e todos não faziam o que ele queria. Quando 
terminavam os jogos sempre estava brigado e triste com muitos. Mas quando recebeu Jesus em seu coração começou uma grande luta. Por um lado queria brigar e mandar 
como fazia antes, mas por outro sabia que isto não agradava a Deus nem era a sua 
vontade. Depois de muitas lágrimas e luta interior foi morrendo ao seu egoísmo até que se 
tornou uma pessoa maravilhosa, e com muitos amigos.
Susana tinha uma blusa novinha e de uma marca chique. Um dia foi no culto e viu uma 
garota do seu tamanho, que era muito pobre e que não parava de olhar para sua blusa. 
No coração de Susi se travou uma batalha. Uma parte do seu interior queria dar a blusa 
para a garota e a outra parte gritava que ela não poderia se desprender de essa roupa tão
 linda! Lutou com seu coração até que decidiu abençoar a garota dando de presente sua 
linda blusa! Depois que a entregou uma grande alegria por ter feito a vontade de Deus
 invadiu seu coração. Ela estava morrendo para seu egoísmo. 

•E você tem atitudes egoístas que precisam morrer? Conte.
Que atitudes você tomará a partir de hoje?

Líder: Escute atentamente cada um dos juvenis, e anime-os a tomar uma decisão de
 agradar a Deus. Se tiver visitantes que não entregaram suas vidas a Jesus, faça um 
apelo para salvação. Hoje é dia de salvação! Coloque um louvor e ministre arrependimento
 e transformação de vida.

Entregue uma copia do desenho pra cada um e incentive-os a colorir e entregar a algum 
amigo. 
 Pra. Gabriela de Fiúza