segunda-feira, 2 de março de 2015

EIKO, O ANTÍLOPE OBEDIENTE

 EIKO, O ANTÍLOPE OBEDIENTE

 (Extraído do portal Sementinha Kids)

FIGURA 1

A historia de hoje trata de um animal, o antílope, chamado de Gnu. Eles vivem na África, no perigoso  deserto do Parque Nacional do Serengeti.

O protagonista é Eiko, um pequeno Gnu. Desde que Eiko nasceu, a sua mãe ensinava ele como correr e saltar. O parque é um dos lugares mais perigosos do mundo, por isso que é muito importante que Eiko obedeça aos seus pais em tudo.

FIGURA 2

O pai de Eiko era um dos Gnus mais forte e sábio  da manada. Ele tinha experiência no confronto dos seus grandes inimigos, os jacarés e os leões. E até tinha varias cicatrizes das lutas. Ele sempre dizia ao seu filho:

- Eiko, ao final de cada verão temos que atravessar o rio Mara, que esta cheio de crocodilos, e quando conseguimos na beira da outra margem se encontram os leões nos esperando, eles sabem que estamos cansados. Por isso devemos treinar muito para poder vencer e sobreviver.  Você deve treinar comigo, correr forte, chutar e sobre tudo nunca esqueça que não deve distanciar-se da manada.

FIGURA 3

Nenhum dos outros gnus jovens obedecia aos seus pais, muito menos ouviam os conselhos dos outros adultos. Eles pensavam que era de tolos treinar chutes e obedecer, para eles era uma perca de tempo. Não gostavam de andar com a manada, eles sempre queriam se divertir e desfrutar da vida. Pensavam que essa questão da migração e das feras era conto de velhos. E não somente isso, eles também zombavam de aqueles que obedeciam aos pais.

-Olha que tolo!!!! kkkkkk como desperdiça a sua vida.

-É o menino da mamãe!!! kkk  Vamos brincar do outro lado da montanha.

-Sim! mas é só pra valentes, os covardes ficam treinando chutes de menina!!! KKKK

Eles nunca se prepararam para atravessar o rio Mara, só queriam saber de diversão.

 FIGURA 4

Eiko começou a perceber que o clima estava mudando no Serengeti, havia três messes que não chovia, as pastagens estavam se secando e não havia uma gota de água. Eiko olhou para o horizonte e viu uma lagoa cheinha de água!

-Vou beber água fresquinha! – disse Eiko enquanto se distanciava da manada.

Quando chegou ao lugar percebeu que era só ilusão. Não havia água, era o reflexo do sol na areia. Eiko tinha se distanciado muito da manada.

 FIGURA 5

Quando pensava em voltar apareceram dos enormes leoas com muita fome.

Espantado, Eiko começou a correr o mais rápido possível. Ainda que já sabia que nunca os venceria. Então fechou os olhos sabendo que era o seu fim.

 FIGURA 6

Nesse momento duas potentes patas de gnu bateram nos focinhos das desesperadas leoas. Era o papai de Eiko! Ele tinha visto o seu filho se distanciar da manada e tinha decidido segui-lo em secreto.  Ele chegou no momento exato para livrar o seu filho.

-Filho você viu o importante que é nao se separar da manada? Você desobedeceu as minhas ordens e expos a sua vida ao perigo e a morte.

-Me perdoe papai, não foi a minha intenção, eu fui buscando água e me distanciei sem perceber o perigo. Eu não quero ser desobediente!

-Esta perdoado filho!

FIGURA 7

Todos os animais perceberam que era o momento de atravessar o rio Mara, a vegetação tinha se secado e era muito difícil encontrar água. Os Gnus se juntaram em manda e começaram a marchar para terras mais férteis.

Enquanto caminhavam os pais de Eiko conversavam com ele.

-Filho temos  te ensinado a lutar pela sua vida, temos treinado muito seus chutes. Você tem se dedicado muito e tem sido muito obediente, temos orgulho de você.

Mas os outros jovens gnus não queriam andar com a manda, eles ficavam longe, se divertindo e debochando de todos.

 FIGURA 8

Quando a manada de gnus chegou ao perigoso rio Mara, o pai de Eiko, líder da manada, começou a dar ordens:

-Avancem juntos e bem apertado, os jacarés terão dificuldade de nos atacar e morder se atravessamos o rio juntos. Quando dê a ordem todos vamos pular no rio e começar a chutar bem forte. Um, dos e…. AGORA!!!

 FIGURA 9

A manda começou a pular na água, saltando e chutando. Os jacarés não conseguiam atingir a manada porque eram muito forte.

Eiko chutava e saltava com todas as suas forças. E pronto conseguiu a travessar o rio Mara junto com seus pais e a maioria da manada.

Mas, alguns Gnus não conseguiram atravessar o rio, foram atacados pelos jacarés. Eram aqueles jovens desobedientes que atravessaram solzinhos pelo rio sendo assim uma pressa fácil para os terríveis jacarés.

Eiko e todos os demais gnus ficaram muito tristes, perceberam que a desobediência sempre traz graves consequências.

 FIGURA 10

 Do outro lado, Eiko muito emocionado agradeceu ao seu pai por ter tido paciência e amor para ensina-lo.

- Eu quero te obedecer sempre papai ainda que debochem de mim ou ainda que ninguém obedeça aos seus pais!

- Amem filho! Agora vamos comer e beber para continuar nossa viagem.

- Sim senhor, estou com muita fome, vamos!!








O VERDADEIRO SIGINIFICADO DA PÁSCOA

(Estudo extraído do portal Sementinha Kids )

Assim como no natal, quando papai Noel rouba a cena no verdadeiro significado da comemoração dessa importante data, que é o nascimento de Jesus, assim também na Páscoa há uma personagem que leva as atenções e faz desviar o olhar do verdadeiro motivo desta importante comemoração cristã. Muitas pessoas não sabem qual é o verdadeiro significado da Páscoa. Muita gente ainda pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate.
A celebração da páscoa não tem nada a ver com os símbolos que conhecemos hoje em dia como coelhinhos e ovos de chocolate.
O verdadeiro significado da Páscoa, encontramos na Bíblia, na Palavra de Deus! A Páscoa que comemoramos hoje é a maior de todas as festas cristãs, maior até do que o Natal! A Páscoa é uma festa comemorada pelos judeus. Eles celebram a libertação da escravidão no Egito. Deus usou a vida de Moisés para tirar o povo do Egito. Deus mandou dez pragas para que faraó libertasse o seu povo que era duramente escravizado debaixo das suas mãos, e a cada praga o seu coração se endurecia, e na última praga, o primogênito de cada família seria morto, mas os filhos dos judeus seriam poupados sacrificando um cordeirinho e passando o seu sangue na entrada das portas das suas casas. Nessa noite o anjo da morte passou por todos os lares. Mas onde ele via o sangue do cordeiro ele passava por alto e naquele lar não haveria mortes, pois o cordeiro tinha sido sacrificado. Depois que o anjo da morte passou pelo Egito o faraó decidiu deixar livre a Israel. Aleluia!
Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa.
Hoje comemoramos a passagem da morte para a vida. A páscoa para nós, povo de Deus, representa a maior festa cristã. Também simboliza a passagem da escravidão do pecado para a liberdade da vida de Deus.
Em Romanos 6:23 disse “Pois o salário do pecado é a morte” Nós merecíamos morrer, mas Deus providenciou uma grande salvação porque nos amava demais!
“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” Joao 3:16 “Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado” Romanos  5:8
Jesus, O Cordeiro derramou o seu sangue por nós, para que possamos ter vida! “e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” 1 João 1:7 Pela fé então devemos nos cobrir com o seu sangue, assim como o sangue que foi passado nas portas das casas dos israelitas! Mas como fazemos isto? Crendo que Jesus morreu em meu lugar, que pagou o nosso castigo na cruz.  “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Romanos 10:9” Mas Jesus não permaneceu morto, ele ressuscitou na Páscoa!!!
Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos dar a chance de viver uma vida abundante, juntamente com Ele. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado !  Não mais para relembrarmos a saída do pais do Egito, mas, para sempre nos lembrarmos da saída do egito do pecado, e  que entramos pela fé na liberdade que há na sua morte e ressurreição.
Jesus é a nossa verdadeira Páscoa! Jesus é o nosso Libertador!!  “Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.” I Co 5:7b
Somente podemos dizer feliz páscoa se Jesus for o nosso cordeiro! Ele é seu cordeiro, que  libertou você do pecado e das maldiçoes? Então sim, podemos dizer com alegria e em alta voz: FELIZ PÁSCOA!!!
Por Pra Gabriela Pache de Fiúza





Olá minhas queridas visitantes e apreciadoras do meu blog, por mais de um ano fiquei ausente do meu blog por motivos diversos. Mas enfim, estou de volta para honra e glória do Senhor. Quero através dele trazer bastante novidades para ajudar minhas amigas professoras de EBD, escola singular e qualquer um que aprecie nosso trabalho. Agradeço a Deus primeiramente por não desistir de mim, apesar das minhas fraquezas, do meu desanimo Ele é fiel e me sustentou até aqui. Meu agradecimento  especial também vai para duas mulheres de Deus que me ajudou em oração e insistentemente não cansava de me convidar a voltar para os braços do Pai. A elas o meu carinho, respeito e toda a minha admiração: Adriana Baptista e Rejane Gonçalves. Deus continue abençoando a vida de vocês poderosamente.