segunda-feira, 14 de setembro de 2015

UM DIA DAS CRIANÇAS DIFERENTE!

                                       FIGURA 1
Felipe tinha muitos brinquedos, sempre que aparecia alguma novidade tecnológica ou algum brinquedo de moda, logo pedia para os seus pais e ganhava. Ele não valorizava os brinquedos que tinha e muitos deles ficavam estragados pelo mau uso ou porque os deixava no pátio no tempo. Felipe, sabendo que o dia das crianças estava perto, decidiu que pediria para os seus pais uma bicicleta nova, a que ele tinha, ainda estava em muito bom estado, mas ele queria uma bike que era a última sensação da garotada, com rodas grosas, que parecia uma moto.

                                      FIGURA 2
Falou com seus pais e saiu para andar na sua antiga bicicleta para a pracinha.
 –Vou dar a minha última volta nesse calhau! Pensou ele.
Quando chegou na praça andou a toda velocidade, subia nas rampas, soltava as mãos, passava pelas poças de água… Ele estava tão compenetrado na trilha que não percebeu os olhinhos bem abertos que o seguiam por onde andava. Quando Felipe deu uma paradinha para beber água um menino franzino veio todo tímido e disse:

                                     FIGURA  3
-Que fera a sua bicicleta! Você é muito bom pedalando!
-Brigado! Respondeu Felipe sem fazer muito caso.
-Você me empresta ela? Disse o menino colocando a mão no guidom.
- Porque você não pega a sua, rapaz! Respondeu Felipe como mordendo as palavras.
-É que… eu não tenho, mas não tem problema… Respondeu o menino dando meia volta e sentando no banco novamente com o rostinho visivelmente triste.
-Vou dar um fora daqui antes que esse menino peça outra coisa. Pensou Felipe pedalando para casa.
No outro dia, sábado, antes do dia das crianças. Felipe se arrumou e foi para a reunião de juvenis da igreja. Aquele seria um sábado especial, as tias tinham preparado um culto diferente e festejariam o dia das crianças. Felipe chegou e cumprimentou os amigos, ele gostava muito de ir à igreja e amava a Jesus. As tias pregaram, fizeram uma gincana e no final entregaram uma lembrancinha feita por elas com muito amor. Quando Felipe pegou a sua, olhou com desprezo e jogou discretamente no canto da sala. Mas o que ele não sabia era que a tia Júnia tinha visto tudo.

                                        FIGURA 4
Quando todos foram embora, a tia chamou Felipe e conversou com ele.
-Querido eu sei que você é um menino muito amado, e sei que Deus tem um propósito para a sua vida, mas eu queria conversar sobre um assunto.  Eu tenho prestado atenção e tenho percebido que você não dá valor às coisas que tem, e as que ganha. Você não cuida dos seus brinquedos e sempre quer ter mais e mais e tem dificuldade de ser agradecido pelo que tem. Tal vez você mesmo não tenha percebido essa atitude. A Bíblia diz que Deus dá mais para aqueles que sabem administrar, valorizar e cuidar do que Ele nos dá. Gostaria muito que ao voltar para casa, entre no seu quarto e converse com Jesus sobre o que estou compartilhando. 
Depois do diálogo deu um abraço afetuoso e se despediu dele.

                                       FIGURA 5
No caminho de volta para casa Felipe estava zangado e com o coração fechado pensando no que a Tia Júnia tinha falado, mas obediente, fez o que ela lhe sugerira. Então se ajoelhou e começou a orar. Logo o Espírito Santo trouxe luz ao seu coração. O que a Tia Júnia tinha dito era verdade, ele tinha sido um mau administrador, e se deixara levar por um desejo desenfreado de ter sempre mais e mais coisas. E assim não dava valor àquilo que possuía nem tinha um coração agradecido. Então, cheio de lágrimas levantou a cabeça e deu uma olhada no seu quarto. Ali havia dezenas e dezenas de brinquedos de todos os tamanhos, cores e valores.  Realmente não tinha necessidade de novos brinquedos. Foi naquela hora o Espírito Santo trouxe a sua mente aquele menino que no dia anterior pedira emprestada a sua bicicleta. O arrependimento encheu o seu peito, chorou e pediu perdão ao Senhor. Felipe fez uma aliança com Deus que seria um bom mordomo das coisas que possuía e seria generoso com todos, ao final Deus o tinha abençoado.
No outro dia cedo, Felipe acordou com um enorme presente do lado da cama.  Era a sua bicicleta nova. Ele pulou de alegria e decidido foi conversar com seu pai e a sua mãe. Agradeceu muito o presente e conversou com eles algo muito sério. 

                                    
FIGURA 6

E depois, Felipe escreveu um cartão e com a ajuda do seu pai pegou a bicicleta nova sem tirar o embrulho e foi à casa do menino que conhecera na praça.   A colocou bem na frente da porta. Bateu e correu para o carro que estava estacionado do outro lado da rua bem longe mas dava para ver bem a porta da casa. Logo uma mulher humilde abriu a porta e se surpreendeu muito com o pacote, pegou o cartão e aos gritos chamou o filho que saiu correndo. O menino leu:
“Jesus conhece você e sabe que você queria muito uma bicicleta nova. Feliz dia das crianças! ”
Então com lágrimas nos olhos Felipe e o seu pai viram aquele menino franzino abrir o embrulho desesperadamente enquanto gritava e pulava. Sim, aquele foi um dia das crianças muito diferente para Felipe e para aquele “menino da praça”
Feliz dia das crianças!

 HISTORIA ESCRITA E ILUSTRADA POR: PRA GABRIELA PACHE DE FIÚZA










Eles cresceram e continua fazendo a obra na Casa de Deus. De Rede Kids para Rede Young


EBF DA REDE KIDS










sábado, 12 de setembro de 2015

O PALHAÇO MAIS SÁBIO




Por Pra Gabriela Pache de Fiúza
Personagens:

Palhaço 1 (P1)
Palhaço 2 (P2)
Palhaço 3 (P3) (Um palhaço grande, ou simular que tem músculos preenchendo a roupa dele)
Evangelista (EV)

Materiais:
– Espelho
-Louvor para o palhaço dançar.
-Vara de pesca
-Balde com água
-Rede que simula ser para pescaria.
– chocalho, uma mamadeira, chupeta  e uma manta de bebê com orelhinhas.
-Biombo ou cortina para se trocar
-Carrinho de mão ou Skate
-Cordas
– Chicote de chapolim colorado do Chaves
-Livro sem palavras

O Palhaço 1  entra com espelho na mão se gabando, dizendo que não há outro como ele, que é o mais lindo de todos, o mais inteligente e esperto. Ele se beija, e se abraça, e caminha todo orgulhoso.
Diz também que é o palhaço de melhor estado físico.
Então ele fica fazendo demonstrações.
Desfila como se fosse modelo
Corre atleticamente
Tenta fazer abdominais até com uma criança nas costas.
Se coloca um louvor e ele diz que é o melhor dançarino.

P1: Além de ser bonito  talentoso, também sou muiiiiiiito inteligente. Crianças... Pergunte para mim, eu sei a tabuada todinha. (Alguma criança pergunta e ele responde errado)

P1: Bom, isso foi um acidente. Façam-me outra… (novamente responde errado e preocupado fala) Sou inteligente ou não? (perguntam para as crianças, elas respondem nãoooooo)
P1: bom eu sou bonito e inteligente, sim. E eu vou provar para vocês.
Olha! Ali esta vindo alguém com um livro na mão, vou perguntar pra ele se eu sou inteligente. Hein! Você, dos livros! Quero te fazer uma pergunta… quem você acha que é uma pessoa inteligente? (se gabando esperando que o evangelista responda que o palhaço é inteligente)

Evangelista: Bom, segundo este livro… (abrindo a Bíblia que esta em suas mãos) disse assim… O HOMEM QUE GANHA ALMAS É SÁBIO…
Você ganha almas? (pergunta fechando a Bíblia e olhando para o palhaço)
P1: ehhhh… sim claro que ganho, eu sou chamado de O grande campeão, ganhador de almas.
Ev: que bom, então é muito sábio… bom agora tenho que ir embora, está na hora do culto. Tchau, grande campeão das almas!
P1: Pêra ai… ehhh   sabe! É que eu queria aperfeiçoar as técnicas de ganhar almas… e... Você sabe... Quero ser mais sábio ainda. Você poderia me ajudar e me dizer como faço para ganhar mais almas?
Ev: Olha, estou sem tempo agora, mas tenho aqui um folheto em algum lugar (depois de buscar na bolsa ou no bolso e tirando um folheto o entrega ao P1) É este aqui… Tchau até mais a gente se fala mais tarde…
P1: sim, até mais... (agora olhando para as crianças) hahahahaha… agora sim!… vou me transformar no palhaço mais sábio e inteligente, mais sábio que o Salmão... Que Salomão digo… Bom vejamos este folheto… Ah tem vários textos… Vejamos o primeiro…
…Venham comigo e eu farei de vocês pesadores de homens…Mateus 4:19
Ahhhh ganhar almas é igual do que pegar peixes… é fácil demais….!!!!!!!!!!!!!
Vejamos, o primeiro que farei é jogar a linha com vara, você sabem como é, né! Enquanto pego o peixinho na rede vou deixar uma isquinha para ver se pego outro na vara. (ele joga a linha para um canto do cenário e deixa a vara escorada em alguma coisa e de pé disse…) Segundo,  os peixes estão na água, molhados então o que preciso é um balde de água e uma rede…. e claro uma pessoa para ganhar né…. Olha ai vem um rapaz…(entra P2 caminhando sem perceber o que P1 está fazendo)
(Tem um homem sentado de costas, parece pequenino, de costas abaixado atrás do P2. Então P1 pega o balde tentando acertar no P2, mas ele esquiva então a água acerta na pessoa que esta sentada, e depois de jogar a água o P1 joga a rede em cima do homem, que virando fica em pé furioso. P1 vê que P3 é enorme e forte e começa a correr, P3 vai ameaçando dar uns socos. Fazer cenas engraçadas do palhaço tentando enfrentar o homem e na final apanha e fica deitado no chão. O homem sai para o lado que p P1 jogou o anzol. Depois P1 levanta e cambaleando diz)
P1: Esse negocio de ganhar almas não é tão fácil como pensava. Mais ainda tenho o ás na manga… o anzol, vejamos se alguém mordeu a isca…. (o palhaço pega a vara e percebe que morderam a isca, e empolgado grita) Tem peixão na vara! (ele recolhe, luta, até chegar perto e perceber que quem esta preso na vara é aquele grandalhão o P3 de novo! Começa a cena de novo, o cara tentando bater no palhaço até que apanha  e cai no chão o P3 sai de cena)
P1: Como é difícil ser sábio!!!! Bom, vou olhar aqui outro texto ou dica, porque quero muito ganhar almas.
… ninguém pode ver o reino dos céus se não nascer de novo… João 3:3
Ah! NASCER DE NOVO! Como não tinha pensado nisso. A pessoa tem que ser como bebê para receber Jesus! Vou pegar algumas coisas e ganhar almas! (P1 pega um chocalho, uma mamadeira, chupeta  e uma manta de bebê com orelhinhas. Ai aparece P2 caminhando e ele disse:)
P1-Venha aqui querido, tenho algo pra você! (P2 vai Atrás de um biombo onde esta P1 e depois se ouvir som de luta e choro de bebê P1 sai todo desarrumado dizendo) bom estava meio escuro, mas consegui fazer dele um bebê… GANHEI UMA ALMA!  (P1 fica pulando de costas para o biombo, e quem sai é o P3 vestido de bebê com chocalho e chupeta e toca no ombro dele, só que ele esta muito feliz e não dá atenção até que o homem toca mais forte e ele percebe que tem algo errado porque a mão é muito forte, e apalpando vira e vê que é o P3 e sai correndo… se repete a cena de correr e bater….)
P1: (Meio estrumbicado disse:) Isto de ser evangelista está acabando comigo!!! Mas como eu sou invencível, não vou desistir. Vejamos a próxima dica …
‘Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os, force-os a entrar, para que a minha casa fique cheia… Lucas 14:23
Ah sim, já me parecia que essa coisa de falar não daria certo eu tenho que forçar, obrigar a pessoa a receber a Jesus. Como a igreja fica um pouco longe, vou obrigar e forçar a pessoa a subir no meu Skate (ou algum carrinho) e ali fica fácil de levá-la até lá. (pega o skate e a corda e entra P2, quando o vê começa a correr atrás dele entra no biombo e depois de uns barulhos de som sai o palhaço com o P3 –que já estava amarrado e amordaçado para facilitar- como se fosse um carrinho, fazendo o barulho de motor de carro, alegre por ter pego a pessoa, até que percebe que é o P3 e sai correndo e o homem por trás dele… se repete a cena engraçada.
P1: meio morto vai engatinhando até o folheto e lê o último texto…
Disse Jesus… Eu estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos… Apocalipse 3:20
Ah!!! Agora entendi… Jesus bate na porta do coração… por isso que as pessoas não tem me ouvido… tenho que bater na porta do coração (disse pegando um chicote de chapolim e saindo a buscar uma vítima, acha o P2 e começa a corrê-lo com o chicote para bater nele… numa dessas ele abaixa e bate no P3,P3 e vai batendo devagarzinho, devagarzinho, até que pega o chicote e ele mesmo o coloca na mão do P3 e disse) bate de frente e nas costas dizendo) ABRA, ABRA A PORTA DO SEU CORAÇÃOOOO!!!! (até que percebe que é
P1: Pode bater… vai… pode bater… ( homem dá um chicotaço e sai. P1 cai no chão e diz chorando)
Desisto, nunca serei sábio nem detergente…. digo inteligente…. (e chora desconsoladamente)
Entra evangelista e pergunta
EV: O que foi? Porque vc esta chorando dessa maneira?
P1: é que esse negocio de ganhar almas é muito perigoso!!! Quase morri no intento e não consegui nem uma alma só! (e chora)
Ev: Mas você seguiu os passos do folheto?
P1: Sim, todinhos eles, tentei bater no coração para a pessoa abrir, obrigá-la a entrar, tentei pescá-las como peixes e fiz com que nascessem de novo… mas nada…
Ev: O que? Deve estar faltando um parafuso na sua cabeça!!! Isso é terrorismo|!! Não ganhar almas!! Mas me diga uma coisa… você já recebeu Jesus no seu coração?
P1: Eu não, vc disse que quem ganha almas é sábio… não quem entrega a sua alma…
Ev: sim, claro… mas você também precisa de Jesus na sua vida, quer recebê-lo?
P1: Sim tenho percebido que eu não sou aquilo que pensava, preciso mesmo de Jesus… Mas como faço?
EV Senta aqui do lado das crianças. E presta bastante atenção.
(O Evangelista ministra a mensagem de salvação breve e rapidamente. Pode ser o livro sem palavras. Depois pergunta quem quer receber Jesus no seu coração e o P1 então levantará a mão junto com as crianças o que Senhor nos dará neste evento. Faça uma oração para receber Jesus. Depois da oração P1 pula de alegria, dizendo)
P1: Aleluia, Jesus está agora no meu coração! (E cheio de alegria encontra o P2 e conta que Jesus esta agora no seu coração e pergunta se ele também quer recebê-Lo P2 diz que sim. Então P1 faz com ele uma oração para que o receba.
Depois da oração EV se aproxima e disse:
EV: Parabéns P1! Agora você é sábio! Ganhou uma alma para Jesus!
P2: Que alegria, vamos falar para meu pai, quero que ele conheça Jesus também.
P1 e Ev: Claro que sim, chame o seu pai!
P2: Papai…. Papai…. Papai… faça o favor de vir aqui… (e para surpresa do P1 quem é o pai do P2 é o P3 . Que quando  vê o P1 sai correndo para pega-lo…P1 corre apavorado!) P2 e Evangelista saem tentando acalmar ao pai..
E fazem um tchauzinho com a mão
Fim
Autora: Gabriela Pache de Fiúza